Com tecnologias de segurança digital utilizada em projetos de sucesso, como o PIX brasileiro, Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, universidades passam a emitir certificados e diplomas quase instantaneamente, de forma segura e sem burocracias.
Pilhas de papéis, pastas, falta de espaços e perdas de documentos são problemas cada vez mais distantes do dia a dia das instituições de ensino que têm apostado na digitalização de documentos e processos, como o caso da Universidade Cruzeiro do Sul – instituição de ensino superior localizada na cidade de São Paulo que, em parceria com a DINAMO Networks – empresa referência no mercado de segurança digital brasileiro -, passou a assinar documentos sem a participação humana, possibilitando a entrega mais rápida e segura de certificados e diplomas, validados pelo Sistema Nacional de Certificação Digital, a ICP-Brasil. Imagine passar o tempo assinando 100, 200, 1.000 diplomas.
Detalhes do projeto na Universidade Cruzeiro do Sul
A solução DINAMO SIGNER, que consiste na tecnologia de Hardwares Security Module (HSM), para assinatura de documentos e armazenamento seguro dos certificados digitais da instituição, permitiu que mais de 400 mil documentos administrativos fossem assinados anualmente pela instituição, sendo 60 mil só diplomas. Com a parceria, a Cruzeiro do Sul, além de contar com a emissão desses documentos de forma exponencialmente mais rápida, também garante os mais rígidos padrões da ICP-Brasil, sistema nacional brasileiro de certificação digital, com maior segurança às informações que circulam na internet diariamente.
Para atender as demandas da universidade, a solução da DINAMO Networks se integrou ao sistema de gestão da instituição e precisou suportar mais de 175 mil assinaturas digitais por dia para envio de documentos em modelo A3, que precisam estar dentro dos critérios do MEC. Ainda, teve que responder às exigências, como obter mecanismos de assinatura automática, realizar gestão e auditorias dos processos, oferecer carimbo de tempo, além de garantir uma infraestrutura escalável, pronta para atender mudanças rápidas e necessárias no universo da educação.
“Todos os serviços disponibilizados pela DINAMO Networks foram essenciais para aumentar a eficiência dos processos e interações entre alunos e colaboradores. Além disso, seguimos todas as regras e determinações governamentais para que essas transformações ocorram de forma segura”, afirma Ricardo Orlando, Diretor Executivo de Tecnologia da Informação da Cruzeiro do Sul.
A tecnologia da DINAMO Networks permitiu que a Universidade Cruzeiro do Sul atendesse com alta velocidade de assinatura de documentos e com os mais elevados padrões de segurança da informação, a Portaria nº 554/2019 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que estabelece as especificidades técnicas para emissão e/ou registro do diploma digital, e propicia às instituições os parâmetros para execução do diploma digital, além do detalhamento de como deve ser utilizada as disposições de segurança, privacidade e sigilo de dados no Diploma Digital.
“Nossa iniciativa em atender a Universidade Cruzeiro do Sul revela nosso interesse em contribuir com o segmento com agilidade e autenticidade, levando o que há de mais moderno no universo da segurança digital, a fim de reduzir a zero as chances da geração de documentos fraudulentos”, afirma Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinatura Digitais da DINAMO Networks.
Cenário da emissão de diplomas
No Brasil, as instituições de ensino têm avançado no que se refere à transformação digital, a fim de mitigar operações criminosas, como o caso de 2018, no Rio de Janeiro, a chamada Operação Nota Zero, que evidenciou cerca de 350 mil diplomas físicos falsos emitidos em cinco anos, o equivalente ao valor de R$ 700 milhões. Segundo a Polícia Federal, o esquema envolvia instituições conceituadas e reconhecidas pelo MEC, mas que vendiam diplomas por até R$18 mil.
Outro contexto que mudou drasticamente o comportamento do mercado da educação no Brasil foi a pandemia do novo coronavírus, que com a necessidade do isolamento social, as instituições de ensino precisaram avançar ainda mais em seus processos digitais para conseguir atender ao público de forma segura e eficiente, inclusive, a distância.
Atualmente, frente aos últimos acontecimentos, além de mais maduras e rumo à transformação digital, as instituições que implementam novos processos tendem a ser mais competitivas, primeiro por estarem em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também, por garantir a proteção e o sigilo de informações e dados sensíveis da própria universidade e de seus alunos, por meio da anonimização e da criptografia, práticas para proteção muito utilizadas pelo mercado financeiro global, onde inclusive a DINAMO Networks tem importantes casos de sucesso, como o projeto do modo de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro (PIX), oferecido pelo Banco Central do Brasil.
Com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação, além das questões técnicas clara já expostas, os parâmetros fundamentais exigidos das universidades são a segurança, a privacidade e o sigilo de dados no Diploma Digital, requisitos básicos que somente empresas especialistas como a DINAMO Networks podem atuar, e que colocam as universidades brasileiras em um nível de alerta máximo sobre a necessidade de investimentos tecnológicos para se manterem ativas no cenário nacional.
Mais sobre a DINAMO NETWORKS: é especialista em segurança digital e criptografia. Possui a maior biblioteca de APIs de alto nível e tem participado dos principais projetos de segurança do País como: Piloto do DREX (Real Digital), Anonimização de Dados para conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinatura e processamento do PIX, Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB), Processamento de Cartões, Assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), IR pela Internet, Nota Fiscal Eletrônica, entre vários outros. Fábrica diferentes modelos de appliances de segurança, ou Hardware Security Module (HSMs), todos com certificação internacional FIPS 140-2, nível 3, utilizados pelos principais bancos brasileiros, incluindo o Banco Central do Brasil (em especial para a criptografia do PIX) e pelas empresas dos mais diversos segmentos de forma On-Premise ou em nuvem (Cloud). Recentemente, lançou a primeira plataforma de soluções de criptografia com pagamento por uso disponível no mercado mundial, a DINAMO SuperCloud. Para saber mais, acesse: https://www.dinamonetworks.com/.
Mais sobre a Universidade Cruzeiro do Sul: Há 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul possui alunos distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: site e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.