Conquista da ISO 9001 e fabricação de hardwares criptográficos (HSMs) elevam a empresa ao patamar de excelência em gestão de qualidade de processos, atendimento ao cliente e confiança de seus produtos.
Referência há 20 anos em segurança digital e soluções de criptografia, a DINAMO Networks, responsável pela infraestrutura de criptografia das transações PIX e participante do projeto-piloto do Drex, entre outros projetos de segurança Nacionais, conquistou recentemente a certificação internacional ISO 9001, norma que atesta a excelência do sistema de gestão de qualidade de uma organização. Esse selo está atribuído à fabricação de Hardware Security Modules – HSMs e atesta não apenas que a empresa segue processos bem definidos de melhoria contínua, controle de qualidade e atendimento ao cliente, mas também que tem políticas claras de documentação, auditoria interna e responsabilização. Para clientes, parceiros e o mercado, a ISO 9001 assegura a confiança de que os produtos e serviços serão entregues, de acordo com padrões reconhecidos internacionalmente.
Com soluções de blockchain como custódia institucional de ativos digitais, orquestração antifraude, biometria, gestão centralizada de certificados digitais, anonimização de dados, processamento de transações PIX e SPB e cartões, para os principais bancos e instituições financeiras do país, a DINAMO tem entre suas principais soluções a fabricação dos HSMs (Hardware Security Modules), dispositivos físicos dedicados à geração, armazenamento seguro e uso de chaves criptográficas, que garantem que operações sensíveis — como assinaturas digitais, criptografia de dados e autenticação — sejam realizadas em ambientes extremamente controlados. O uso de HSMs preveni vazamentos, adulterações ou exposições de segredos digitais críticos, justamente quando crimes digitais e fraudes bancárias crescem no Brasil a níveis preocupantes.
As informações mais recentes destacam esse cenário alarmante: segundo dados do Serasa, em 2024, as tentativas de fraudes bancárias aumentaram 10,4% em comparação ao ano anterior, resultando em um prejuízo estimado de até R$ 51,6 bilhões caso todos os golpes tivessem sido consumados. Só nesse mesmo período, mais da metade dos brasileiros (50,7%) relataram ter sido vítimas de fraudes, e entre elas, mais de 54% perderam dinheiro. Nesse contexto, a ISO 9001 somada ao uso de tecnologias como HSMs mostra-se uma resposta estratégica importante, pois reforça a cultura de qualidade, integridade e segurança, tornando as organizações mais resilientes às ameaças do ambiente digital.