- Criptografia pós-quântica: A PQC é um conjunto de algoritmos que visa substituir ou complementar os métodos de criptografia atuais, que são vulneráveis a ataques de computadores quânticos. A PQC usa equações matemáticas que se acredita serem difíceis para os computadores quânticos resolverem.
- Inteligência artificial: A IA pode ajudar a identificar padrões e novos vetores de ameaça.
A PQC é uma tecnologia em desenvolvimento e ainda não é padronizada, por isso cada empresa está trabalhando na sua própria versão. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) está em processo de estabelecer padrões seguros para a era pós-quântica.
- Fazer um inventário dos ativos e dados criptográficos
- Priorizar os ativos mais valiosos e com maior prazo de validade
- Migrar os dados para a criptografia pós-quântica
- Testar algoritmos resistentes ao quantum em um conjunto de dados de protótipo
- Planejar um roteiro para migrar para algoritmos de PQC com os fornecedores
Os três padrões de Criptografia Pós-Quântica
Uma notícia importante no mundo da criptografia foi anunciada no início de agosto deste ano, após 8 anos de muita pesquisa. Chamam-se ML-KEM (antes conhecido como Kyber), ML-DSA (anteriormente Dilithium) e SLH-DSA (ou Sphincs+) os três padrões de criptografia pós quântica adotados pelo NIST, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST).
O anúncio já era esperado e foi feito pelo principal órgão de segurança americano. Independentemente de podermos estimar o momento exato da chegada da era da computação quântica, devemos começar agora a preparar os nossos sistemas de segurança da informação para serem capazes de resistir à computação quântica.
É a DINAMO Networks acompanhando de perto os novos padrões de criptografia que poderão chegar ao mercado em alguns anos. Confira as informações direto do NIST: https://lnkd.in/daZu6wJ