Um novo balanço do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação aponta que as emissões de certificados digitais aumentaram nos últimos meses. Em junho foram emitidos 516.951 mil certificados, o que significa um crescimento de 25,1%, comparado ao mesmo mês no ano passado.
A expectativa é que ao longo de 2020 sejam emitidos 6,3 milhões de novos certificados digitais no país. Até aqui, com exceção de abril e maio, houve emissão mensal superior ao registrado em 2019. Para o presidente do ITI, reflexo da nova possibilidade de adquirir um certificado digital sem necessidade de ir fisicamente até uma empresa certificadora.
“Os crescentes números revelam a importância da emissão de um novo certificado digital sem a necessidade da ida presencial a uma Autoridade de Registro. É uma solução tecnológica simples, segura, e que facilita a vida do usuário. Veio para ficar, portanto. E o aumento das emissões é prova disso. É de se esperar, nos próximos meses, que os certificados digitais se tornem ainda mais populares”, afirma Carlos Fortner.
Ainda de acordo com o levantamento do ITI, 53,8% dos certificados em uso no país são de pessoas jurídicas, enquanto 45,9% de pessoas físicas. O certificado tipo A3, que usa armazenamento em token, cartão ou nuvem, é o mais popular, com 59,6% do total.
FONTE: Convergência Digital