Stablecoins criam economia corporativa e possibilitam a customização de benefícios, comércio interno, programas de fidelidade e pagamentos diretos

As stablecoins, também conhecidas como moedas digitais estáveis, têm ganhado espaço como solução estratégica na formação de ecossistemas econômicos internos em empresas, instituições e até órgãos governamentais. Ligadas a ativos reais e operando em plataformas seguras e descentralizadas, elas estão deixando de ser apenas uma alternativa de pagamento para se tornarem a espinha dorsal de novos modelos financeiros corporativos.

Segundo Thiago Ribeiro, fundador e CEO da C9 Tech — startup que simplifica a conexão instantânea entre usuários e empresas por meio das moedas virtuais da Web3 —, as stablecoins oferecem agilidade, transparência e controle direto dos fluxos monetários. “Elas permitem que as empresas criem ecossistemas econômicos próprios, mais eficientes e sem a necessidade de intermediários”, afirma o executivo, especialista em inovação financeira. De acordo com ele, essas novas infraestruturas possibilitam a customização de regras operacionais e a integração de programas de fidelidade, benefícios, comércio interno e pagamentos diretos, envolvendo diferentes públicos estratégicos como funcionários, fornecedores e clientes”, afirma.

A adoção de moedas digitais corporativas tem avançado paralelamente à evolução do ambiente regulatório. Nos Estados Unidos, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) passou a classificar determinadas stablecoins como valores mobiliários, o que trouxe maior segurança jurídica e reforçou a confiança do mercado. A mudança já começa a influenciar o cenário brasileiro.

“As empresas estão percebendo que criar uma stablecoin própria pode ser uma tática inovadora para substituir sistemas tradicionais, como vales, bônus e créditos internos, por ativos digitais auditáveis e interoperáveis”, destaca Ribeiro. Com isso, surgem ecossistemas financeiros internos com mais clareza nas operações e maior capacidade de integração com sistemas de gestão empresarial.

Estudo da consultoria PwC aponta que o volume global de stablecoins transacionado em 2023 ultrapassou US$ 6 trilhões, evidenciando o crescimento do uso dessas moedas em diferentes setores da economia. No Brasil, iniciativas privadas e públicas começam a explorar modelos de moedas digitais próprias, acompanhando a discussão em torno do Drex — a versão digital do real, atualmente em fase de testes pelo Banco Central.

De acordo com o relatório “State of Stablecoins 2024”, publicado pela CCData, o mercado global de stablecoins ultrapassou US$ 160 bilhões em valor de mercado em abril de 2024 — o maior patamar desde maio de 2022. O volume diário de negociação também teve alta, refletindo a ampliação do uso em transações comerciais e soluções corporativas.

“O futuro das finanças corporativas passa por soluções que aliam tecnologia e governança. Não se trata mais de buscar descentralização total, mas de construir sistemas financeiros inteligentes e adaptados às necessidades específicas de cada organização. As stablecoins representam esse elo entre avanço tecnológico e transformação institucional”, conclui Ribeiro.

Com maior rastreabilidade, segurança e flexibilidade, as moedas digitais estáveis estão pavimentando o caminho para uma nova economia corporativa, mais conectada, transparente e autônoma.

Fonte: Fincatch
https://www.blog.fincatch.com.br/post/stablecoins-criam-economia-corporativa-e-possibilitam-a-customiza%C3%A7%C3%A3o-de-benef%C3%ADcios-com%C3%A9rcio-interno

Leia artigos semelhantes

Fale com a DINAMO Networks especialista 
em segurança e identidade digital.

Av. Nações Unidas, 14401 • 7º andar


Tarumã - 04794 000 • São Paulo

E-mail

contato@dinamonetworks.com

Telefone

+55 11 982730428

HSM Pocket - Locação

APENAS LOCAÇÃO DO HSM DINAMO Pocket

HSM DINAMO Pocket (Comodato/Locação) + Suporte Técnico 5 x 8 e Manutenção (Suporte restrito ao armazenamento do Certificado Code Signing).

Público-Alvo: Pequenas, médias e grandes empresas.

Solução economicamente vantajosa no caso de armazenamento de múltiplos

Certificados Code Signing.

Plano Mensal

HSM Pocket - On Premise

HSM DINAMO Pocket Aquisição – Inclui suporte 5 X 8 (Suporte restrito ao armazenamento do Certificado Code Signing no primeiro ano e 20% de desconto à partir do 2 ano).

Público-Alvo: Pequenas, médias e grandes empresas.

Solução economicamente vantajosa no caso de armazenamento de múltiplos Certificados Code Signing.

Pagamento Único.